terça-feira, 29 de setembro de 2009

Base de dados


Uma base de dados é um conjunto de informação com uma estrutura regular, normalmente, mas não necessariamente, armazenado nalgum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bases de dados, desde simples tabelas armazenadas num único arquivo até gigantescas bases de dados com muitos milhões de registos, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
A principal vantagem de consultar uma base de dados é a rapidez de consulta de qualquer tipo de informação.
Exemplos de base de dados: páginas amarelas, códigos postais, receitas culinárias, escolas e agrupamentos, etc.
O SIGO (Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa) está associado ao programa Novas Oportunidades e permite a consulta de dados sobre formação, sobre formandos e formadores, o tempo de formação, etc.
O SIGO responde actualmente às necessidades de informação das escolas, dos centros de formação, dos centros novas oportunidades, da Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação, das Direcções Regionais de Educação e da Agência Nacional para a Qualificação que, sendo instituições com missões diferentes, utilizam também o sistema de informação para necessidades associadas à sua missão específica (fonte: http://www.gepe.min-edu.pt/np3/31.html).

O SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas) serve para apoiar a acção das Direcções das Escolas, contribuindo para torná-las um local mais seguro, mais aprazível e mais eficiente. O sistema é baseado na atribuição a cada utilizador de um cartão multifunções, que serve para a sua identificação, para promover o acesso ao recinto e áreas interiores para as quais detém autorização e como meio de pagamento dentro da Escola, eliminando assim a circulação de numerário (fonte: http://www.sige.pt/). O SIGE permite-nos uma consulta a todas as escolas do país: os dados dos alunos, as faltas, as notas, etc.
Tudo isto Só é possivel graças ao computador e à INTERNET.

Sem comentários:

Enviar um comentário