terça-feira, 29 de setembro de 2009

Base de dados


Uma base de dados é um conjunto de informação com uma estrutura regular, normalmente, mas não necessariamente, armazenado nalgum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bases de dados, desde simples tabelas armazenadas num único arquivo até gigantescas bases de dados com muitos milhões de registos, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
A principal vantagem de consultar uma base de dados é a rapidez de consulta de qualquer tipo de informação.
Exemplos de base de dados: páginas amarelas, códigos postais, receitas culinárias, escolas e agrupamentos, etc.
O SIGO (Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa) está associado ao programa Novas Oportunidades e permite a consulta de dados sobre formação, sobre formandos e formadores, o tempo de formação, etc.
O SIGO responde actualmente às necessidades de informação das escolas, dos centros de formação, dos centros novas oportunidades, da Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação, das Direcções Regionais de Educação e da Agência Nacional para a Qualificação que, sendo instituições com missões diferentes, utilizam também o sistema de informação para necessidades associadas à sua missão específica (fonte: http://www.gepe.min-edu.pt/np3/31.html).

O SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas) serve para apoiar a acção das Direcções das Escolas, contribuindo para torná-las um local mais seguro, mais aprazível e mais eficiente. O sistema é baseado na atribuição a cada utilizador de um cartão multifunções, que serve para a sua identificação, para promover o acesso ao recinto e áreas interiores para as quais detém autorização e como meio de pagamento dentro da Escola, eliminando assim a circulação de numerário (fonte: http://www.sige.pt/). O SIGE permite-nos uma consulta a todas as escolas do país: os dados dos alunos, as faltas, as notas, etc.
Tudo isto Só é possivel graças ao computador e à INTERNET.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mudança de instalações

Nós, as formandas do curso de Animação estamos a ter formação no Centro Paroquial de Samuel. Foi uma mudança, mas está tudo a correr bem. As nossas colegas de Cozinha e Pastelaria já lá estavam a ter formação, fomos recebidas por elas com simpatia. Estão a decorrer as obras para a nova cozinha em grande velocidade, por isso ouve-se um pouco de barulho, mas nada de muito importante. Também começaram a cortar os eucaliptos em volta da igreja, por isso Samuel está em movimento!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O meu amigo telelé

O meu telemóvel é um NOKIA, a operadora é a TMN. Esta é a operadora que me dá mais vantagens de pagamentos, e na minha família todos têm esta operadora. Utilizo o telemóvel para receber e fazer chamadas, utilizo também para receber e enviar muitas mensagens mas não utilizo abreviaturas. Utilizo para fotografar e gravar pequenos filmes. O meu telemóvel tem vários ícones: o das mensagens, dos contactos, registo de chamadas, das definições, da multimédia, do organizador que me dá muito jeito para despertador, para agendar e para me lembrar de algo. Sempre que tenho de contactar com alguém, ou responder por mensagem utilizo o meu telemóvel. Coloco o meu telemóvel em silêncio quando não devo incomodar as outras pessoas com as minhas particularidades, ou é proibido o uso de telemóvel. As desvantagens do telemóvel são: necessidade de carregar a bateria com frequência. Nem sempre se encontra rede. Emite radiações perigosas para o ser humano. O telemóvel torna as pessoas mais individualistas evitando o contacto pessoal. Com todas as vantagens e desvantagens o telemóvel é um meio de comunicação muito importante, tornando-se indispensável no dia a dia de muitas pessoas.